Saiba como limpar e conservar peças vintage

Saiba como limpar e conservar peças vintage

Itens antigos precisam de cuidados especiais para serem mantidos impecáveis por muitos anos

 

Foto: Divulgação

 

Sabemos o quão importante é manter a beleza e a durabilidade de nossas roupas, mas você sabe como fazer isso com peças vintage, que demandam maior atenção? Neste guia do Rehabita, você aprende a como lavar, armazenar e preservar suas aquisições mais antigas, para que elas se mantenham impecáveis por muitos anos.

Primeiramente, vale explicar o que são essas peças. As roupas vintage são itens que foram produzidos há pelo menos 20 anos, consideradas representativas de determinada época, com um valor histórico e estético marcante. O seu nome, no entanto, não deve ser confundido com apenas uma peça antiga: aqui, a diferença é que o termo vintage denota em uma qualidade maior e um apelo estético valioso. Dessa forma, elas acabam se tornando peças mais delicadas e vulneráveis em comparação com as roupas que usamos em nosso dia a dia. 

Lavagem

Antes de guardar suas peças vintage, vale a pena conferir se elas estão limpas e como realizar sua limpeza de forma correta. Alguns itens contam com etiquetas explicativas com instruções de lavagem, o que ajuda a realizar seus cuidados da maneira correta. 

Em sua maioria, a lavagem é recomendada ser à mão, utilizando água fria ou morna e movimentos leves, com sabão neutro. A lavagem em máquina deve ser evitada, pois o movimento de agitação pode acabar danificando tecidos mais delicados. Caso ela seja optada, é recomendado que o ciclo suave seja utilizado, com uma carga menor de roupas para evitar atrito, e que a etapa de centrifugação seja pulada, além de evitar torcer as peças para remover o excesso de água.

Independente do método escolhido, à mão ou à máquina, as roupas vintage não devem ser lavadas frequentemente, pois sua exposição aos produtos químicos e a água pode causar desgastes com o passar do tempo. A lavagem, então, deve ser feita apenas quando necessário.

Secagem 

Após a lavagem, a secagem correta deve ser feita com as roupas penduradas em locais ventilados, à sombra e ao ar livre, sem exposição direta ao sol, para que desbotamentos não ocorram. O uso de secadoras não é recomendado, pois seu calor intenso pode danificar as peças.

Armazenamento

As peças vintage devem ser guardadas em locais frescos, secos e escuros, protegidas da luz do sol direta e longe de janelas. Para guardá-las, recomendamos que sejam utilizadas caixas feitas de materiais de tecidos respiráveis; saquinhos de algodão, para proteger as roupas do contato direto com outras peças; ou até mesmo prateleiras fechadas.

Foto: Timur Weber/Pexels

Caso você more em lugares úmidos, o uso de desumidificadores pode ser uma opção para ajudar a prevenir danos por umidade. O uso de plástico e papelão, no entanto, não é recomendado, pois podem danificar as roupas e reter umidade com o passar do tempo.

Dicas extras

Além das três etapas principais – lavagem, secagem e armazenamento – é essencial que os donos de peças vintage se atentem a evitar o uso excessivo das roupas, para prolongar sua vida útil; realizem reparos imediatos quando pequenos rasgos ou costuras soltas apareçam; e, quando for o caso, consultarem profissionais especializados para limpar peças muito valiosas.

Estes cuidados não apenas mantêm a beleza das peças, como também ajudam a preservar a história da época de cada item. Com essas orientações, suas peças vintage poderão durar muitos anos, e com certeza valerão ainda mais no futuro, encantando as gerações futuras. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *