Saiba as diferenças e semelhanças entre as semanas de moda de Milão e Paris

As cidades são ícones do estilo e reconhecidas mundialmente por sua moda única

Foto: Divulgação/Miu Miu

Quando falamos em moda, Milão e Paris são dois nomes que inevitavelmente vêm à mente. As cidades são ícones do estilo e reconhecidas mundialmente por sua moda única, e suas semanas de moda são eventos imperdíveis para os que se interessam por tendências e inovações. Apesar de terem semelhanças em suas semanas de moda, a Milão e a Paris Fashion Week têm características distintas que refletem as culturas de cada cidade.

Tanto Milão quanto Paris são fundamentais no calendário da moda global – além delas, Nova Iorque e Londres também entram em destaque, possuindo suas próprias semanas de moda, reconhecidas mundialmente. Os eventos atraem os maiores nomes da indústria, desde estilistas e designers renomados até compradores e celebridades. Assim, a cobertura é intensa, e os desfiles muitas vezes definem as tendências que dominarão as próximas estações.

Em ambas as semanas de moda, a inovação é a palavra-chave, com designers exibindo suas criações e buscando surpreender e encantar o público. Seja em Milão ou Paris, a busca pela originalidade é uma constante, refletindo a natureza de constante evolução da moda.

Apesar da busca constante pela originalidade e a inovação, Paris possui a semana de moda mais clássica e elegante entre as quatro principais. Com peças cheias de detalhes, as coleções são mais conceituais e carregadas pelos códigos de cada marca que desfila, como flores bordadas para a Chanel e surrealismo para a Schiaparelli.

Desfile de Outono/Inverno 2024/2025 da Chanel. Foto: Divulgação/Chanel

Já a semana de Milão é marcada pelo seu tradicionalismo e sua dramaticidade, no mais puro estilo italiano. Marcas como Gucci, Prada e Versace desfilam nesta semana, conhecida por ser mais moderna e glamourosa do que as demais.

Desfile de Outono/Inverno 2024/2025 da Gucci. Foto: Divulgação/Gucci

A atmosfera das semanas de moda de Paris e Milão também são diferentes: a da capital francesa é descrita como mais atemporal e refinada, remetendo à história da cidade no mundo da moda. Os desfiles são muitas vezes realizados em locais icônicos e históricos, como palácios e teatros. Já a fashion week italiana possui um ambiente mais moderno e vibrante, refletindo a energia da cidade, com eventos ocorrendo em espaços contemporâneos, como galpões de arte e espaços de design.

Apesar de suas diferenças, as duas semanas de moda são fundamentais para a indústria, cada uma com sua própria identidade e influência. Tanto Milão quanto Paris oferecem perspectivas únicas sobre a moda que consumimos, com Paris destacando-se pela sofisticação clássica e Milão pela ousadia contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *