A customização está de volta: como aderir à tendência do momento

De laços a broches, a criatividade não tem limites para a arte da personalização

Foto: Freepik

No universo da moda, a criatividade não tem limites – e a customização é a prova disso. A personalização de roupas, calçados, bolsas e acessórios é uma ótima maneira de transformar itens antigos ou que estavam sem uso em verdadeiras obras de arte, contendo sua marca pessoal. Agora, mais do que nunca, a técnica está de volta, virando tendência entre a geração Z.

A tendência vem crescendo na internet graças à Jane Birkin – sim, a atriz e cantora britânica, famosa por ter inspirado uma das bolsas mais caras da Hermès  – que apostava nessa técnica de styling em suas bolsas, sempre estilizadas com diversos acessórios. A prática, então, de personalizar os itens, ganhou o termo de “Birkinfying” nas redes sociais.

Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais sustentável, a customização de peças também é uma forma de se destacar e ajudar a reduzir o impacto ambiental das chamadas fast fashions. Com a adoção da personalização, o desperdício pessoal tende a ser diminuído e a busca por itens excêntricos – geralmente encontrados em brechós –, a aumentar.

 

Para participar da tendência, que nada mais é do que uma forma para externalizar sua personalidade e atitude por meio de peças comuns, é necessário escolher qual item será customizado e onde você irá encontrá-lo. Caso queira apostar em algo novo, mas único, a indicação é explorar brechós e lojas especializadas em second hand para encontrar peças que tenham potencial para a transformação. 

 

O segundo passo é decidir se você quer fazer algo mais definitivo, como pinturas e costuras, ou prefere seguir pelo caminho mais seguro, com apenas acessórios amarrados. Depois disso, reúna os materiais que você irá utilizar, como tintas para tecido, bordados, patches, laços, tesouras e agulhas e parta para o passo de planejamento: inspire-se em revistas de moda ou nas redes sociais e desenhe o esboço do design que pretende fazer.

 

Com tudo separado, é hora de começar a transformação. Caso tenha escolhido peças de roupas para customizar, experimente tingir, adicionar bordados ou patches para que as peças ganhem um visual novo. Já para bolsas, a recomendação é que você adicione cordões, chaveiros, ou até mesmo mini-bolsas penduradas – como o próprio site da Miu Miu divulga.

Foto: Divulgação/Miu Miu

 

Após concluir sua customização, preste atenção aos cuidados necessários de cada item para garantir que suas novas peças mantenham a qualidade e o estilo por mais tempo. Agora, além de ter algo único, você também ajudou a reduzir o desperdício e prolongar a vida útil das peças – o que minimiza o impacto ambiental da moda e promove um ciclo de consumo mais consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *